Ubuntu 13.04 instalado…É hora de instalar Software.

Pois, mais uma instalação de raiz, mais uns minutos perdidos a instalar software. É verdade que podíamos ter guardado tudo e em poucos cliques instalávamos tudo de novo, mas qual a piada disso? 

Existem muitas aplicações que podemos instalar, mas vou apenas falar das aplicações indispensáveis para mim e dar algumas alternativas. 

Vamos então começar.

Browser

Chromium é a minha escolha, em qualquer computador que esteja, em qualquer parte do mundo, ter todas as minhas configurações, favoritos, extensões, etc… Isto sem ter que instalar nada para que isso aconteça. 

Alternativas ao Chromium : Firefox, Midori, Arora, Rekonq

E-mail

Desde que experimentei, foi como amor a primeira vista. Clientes de E-mail para Linux felizmente não faltam, mas o Geary é sem duvida o mais bonito e mais bem organizado. E claro, aguenta com os meus mais de 200 e-mails assim que é aberto logo pela manha.

Alternativas ao Geary : Thunderbird, Claws Mail, Sylpheed, KMail

Partilha de ficheiros

Desde que exista uma Distribuição que forneça o Torrent para poder a testar, o Transmission é a minha escolha e como já vem com o Ubuntu é menos uma instalação a fazer, mas existem alternativas e algumas pessoas dizem serem melhores.

Alternativas ao Transmission Deluge, qBittorrent, KTorrent

Cliente de Mensagens Instantâneas

 

 

Eu não uso nenhum, ou melhor, de vez em quando lembro-me que o Ubuntu já tem o Empathy e ligo-o para ver quem esta On, mas se for a fazer contas, num mês devo-o ligar 1 ou 2 vezes. Talvez porque não tenha muitos contactos ou contatos como o corretor gosta…

Alternativas ao Empathy : Pidgin, Kadu, KMess, aMSN, emesene

Screenshots

 

Shutter é das aplicações que mais uso, muito por culpa do Blog, mas ando sempre atento a novas ferramentas. Vou continuando com o Shutter até algumas ferramentas conseguirem fazer melhor, algumas para lá caminham. 

Alternativas ao Shutter : ScreenCloud, Kazam

Gráficos

 

Quando preciso de algo simples uso o MyPaint, quando preciso de dar mais retoques uso o Gimp. Mas ainda tenho muito para aprender.

Alternativas ao Gimp/MyPaint : Pinta, mtPaint

Leitor de Feeds/RSS

É uma das formas que tenho de me manter atualizado do Mundo Linux e outras notícias. Desde o anuncio do fim do Goolge Reader que uso o Liferea, suporta mais de 300 fontes sem qualquer erro.

Alternativas ao Liferea : Yarssr, DWIM, Akregator

Tweaks

Ter o Unity Tweak Tool e o Ubuntu Tweak é quase uma obrigação. Ambas as aplicações conseguem fazer com que o Unity fique ainda melhor do que já é, apenas com pequenos Tweaks. 

Alternativas ao Unity Tweak Tool/Ubuntu Tweak : Gnome Tweak Tool, Unsettings, MyUnity, Compiz

Screencast

Mais uma ferramenta indispensável para mim é o Kazam. É ele que me possibilita fazer fazer os videos com o Ubuntu. Mas atenção que o Kazam não esta sozinho, existem outras aplicações bem capazes de fazer o mesmo ou melhor. Especial atenção para o vokoscreen, não apareceu a muito tempo, mas já o experimentei e esta aprovado. 

Alternativas ao Kazam : Vokoscreen, recordMyDesktop

Vídeo

 

Como não podia deixar de ser, VLC é a aplicação que uso para ver videos, mas existem muitas alternativas, as tantas até são melhores, mas já é vicio instalar o VLC. Não esquecer do XBMC, claro.

Alternativas ao VLC : XBMC, SMPlayer, Gnome Player

Música

 

Neste areá gosto de simplicidade. Eu tenho as minhas coleções musicais, logo só preciso que a aplicação “toque” as minhas músicas. Isto tudo para dizer que prefiro o Noise. Apesar de ser o Rhythmbox que vem com o Ubuntu.

Alternativas ao Noise : Rhythmbox, Clementine, Audacious, Guayadeque, Amarok

A lista já vai longa, mas não podia deixar de falar sobre o Terminal Guake, KeePassX para gerir as Passwords, VirtualBox, Gnome-Pie, UNetbootin….E muitos mais que já foram falados aqui no Blog.

Divirtam-se !!

Deixar uma resposta

